domingo, 16 de outubro de 2011

As ondas que transmitem emoções


O rádio é um sistema de comunicação, que funciona através de ondas eletromagnéticas que se propagam pelo espaço. E seu sistema é formado por dois componentes: O transmissor que converte a informação a ser transmitida em impulsos elétricos equivalentes a cada valor e um modulador. E o receptor que tem a antena como componente principal que capta essas ondas eletromagnéticas; amplificadores e alto falantes.
     O rádio é um meio de comunicação de massa, conseqüentemente         sua audiência é ampla, anônima e heterogênea. Ele abrange pessoas de diversas classes sócio-econômicas, cada qual com seu anseio e necessidade.
            Dentre as muitas vantagens que esse meio de comunicação possui, ele Individualmente significa companhia, amizade; o ouvinte pode falar no ar ao vivo, enquanto se ouve no som da sala e também pode ser ouvido por várias pessoas através de um único aparelho. O rádio atinge analfabetos por não ser preciso o uso da leitura. A média cultural do ouvinte é mais baixa do que do leitor;
O rádio é o meio de comunicação de maior alcance geográfico. No entanto possui linguagem e características locais. O foco está na audiência local, dentro dos lares e da vida dos ouvintes locais;
      Fatos podem ser transmitidos no momento em que acontecem e o locutor/operador pode trocar a programação na hora.
O rádio envolve o ouvinte criando um diálogo mental com o mesmo, a emoção é despertada através de sons, da música, da fala e das imagens mentais. O locutor fala pra massa , mas cada um recebe como se fosse pra si.
Ao mesmo tempo em que se escuta rádio, pode-se fazer outra coisa qualquer;
O rádio não conta com o auxílio da imagem como a TV. As mensagens são simplesmente ditas e passam pela cabeça do consumidor, do ouvinte. Desta forma, cada palavra é preciosa e deve funcionar. Para isto é preciso criar uma estorinha capaz de envolver o ouvinte, de captar sua atenção. Deve passar uma idéia estruturada e clara.
A grande força do rádio é o seu poder para desenvolver a imaginação das pessoas.
As mensagens no rádio podem ser:
          jingles e spots
          Patrocínios de programas

·        Age exclusivamente pela audição
·        É inadequado à mensagens que exijam a apresentação de temas complexos ou longas explicações técnicas.
·        A mensagem é momentânea, não pode ser relida.
·        Sua transmissão está sujeita à interferências



Técnicas de criação

Cada palavra tem de funcionar e funcionar bem. Não se pode esperar que o consumidor fique pensando, tentando adivinhar o que o redator quer dizer.
Um jingle tem de transmitir, acima de tudo, uma idéia, uma sensação. Então letra, música, produto, tipo de mensagem, precisam funcionar juntos para formar um todo absolutamente completo.
Quando for escrever um texto para rádio, deve-se escrever da mesma forma que se fala. A grande vantagem do rádio é a voz humana e a melhor maneira de explorar a voz humana é ser coloquial.

Deve-se usar palavras facilmente compreensíveis. As palavras não familiares devem ser explicadas.
As sentenças devem ser curtas tendo o cuidado com as “frases de soquinho”.
Nunca ultrapassar o número de palavras que podemos pronunciar em um só fôlego.
Devem ser usados  adjetivos onde possível, evitando o exagero!

O reforço ajuda o ouvinte a aprender a mensagem. Ex: A água das crianças deve ser fervida. Deve ser esquentada até que comece a borbulhar.

Deve ser feita uma  menção das características físicas ou visuais que diferenciem o produto anunciado. Se o seu produto vem com uma tampa vermelha, isto deve ser mencionado para que o consumidor reconheça facilmente o determinado produto na hora da compra.



O Jingle é a mensagem publicitária musicada e elaborada com um refrão simples e de curta duração, a fim de ser lembrado com facilidade. É uma música feita exclusivamente para um produto ou empresa. Um jingle é um slogan memorável, feito com uma melodia cativante, transmitido em rádio e, algumas vezes, em comerciais de televisão. Um jingle eficiente é feito para "prender" na memória das pessoas. Por isso é tão comum que as pessoas lembrem de jingles que não são mais transmitidos há décadas
Exemplo é o jingle da propaganda das etiquetas mack color, (... mack color etiquetas e rótulos adesivos.....quem não colou agora vai colar mack color...)

Spot é uma mensagem publicitária feita por uma locução simples ou mista (duas ou mais vozes). Com ou sem efeitos sonoros e música de fundo. O Spot é geralmente utilizado na publicidade quando há muita coisa a ser transmitida em uma só mensagem. Ele não deve ser confundido com o jingle, que utiliza principalmente a música como recurso para a fácil memorização da mensagem pelo público-alvo. Spot é uma propaganda criada com vários recursos radiofônicos como voz,musica e efeitos.


Texto escrito por Suelane Rosa Nogueira colaboradora do IlusãCrível......

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...