terça-feira, 10 de maio de 2011

A importância da Embalagem para a imagem do Produto


Segundo Phillip Kotler (2000), a embalagem é considerada por muitos profissionais de marketing como o quinto P do marketing (do inglês-Packaging), juntamente com o produto, o preço, a praça, e a promoção; a embalagem é um elemento de estratégia de um produto. Ela é uma poderosa ferramenta de marketing, e uma embalagem inovadora pode trazer grandes benefícios para os consumidores e lucros para os fabricantes.
            A embalagem é compreendida pelas suas  funções primárias que são de proteger e transportar o produto, mas,  ela exerce também importante papel na decisão de compra dos consumidores.
A globalização mercadológica e tecnológica que vivemos hoje, impõe um ritmo frenético de mudanças no cenário industrial, e na percepção de valores por parte dos clientes, incitando-os a desejarem produtos cada vez mais inovadores e práticos.
As mudanças mundiais de comércio impactam as empresas e levará vantagem em relação às demais, aquela que apresentar maior competitividade, e que estiver mais preparada ou adaptada às novas condições do mercado. As empresas precisam                           se adaptar às exigências do consumidor e perceber que a embalagem é um poderoso recurso de mídia, é a oportunidade de promover vendas, por isso é importante investir recursos nelas.
Ao lançar um produto no mercado, as empresas devem avaliar qual o tipo de embalagem mais apropriada para acondicionar e apresentar o potencial do produto, levando em consideração aspectos sociais, culturais, funcionais, de segurança, de toxidade, além de fatores como facilidade de manuseio, de reciclagem, continuidade de fornecimento e por fim o mais importante, o  design já que é no layout que a embalagem deve transmitir todo o conceito da marca e todos os argumentos do conteúdo.
A embalagem faz propaganda, ela serve como suporte de ações promocionais, por exemplo nos produtos destinados ao público infantil a inclusão de personagens, jogos, figurinhas, brindes e coisas do gênero, constituem para a contribuição de um atrativo para a venda do produto.
O cerco à proibição de mídia de vários produtos como por exemplo o cigarro, alguns tipos de medicamentos; a embalagem tem um grande potencial de veículo de mídia para esses produtos.           

            Para afirmar um compromisso com a sustentabilidade e a visão de um mundo mais próspero, é necessário que cumpramos hoje, o dever político de uma responsabilidade com o meio ambiente. As empresas ao desenvolver uma embalagem, deve-se alinhar não só aos padrões culturais, mas também ao cuidado em relação aos impactos que ela causará ao meio ambiente. A embalagem representa cerca de 30% do lixo que produzimos, portanto, reciclagem, oportunidade de reaproveitamento, reutilização, são atitudes que, aplicadas hoje em prol do meio ambiente, trará benefícios para as futuras gerações.
            As cores também são peças fundamentais no desenvolvimento de uma embalagem, pois é ela que se destaca à primeira vista nas gôndolas. Elas devem ser harmoniosas e combinar com o produto que está sendo ofertado bem como com o público a qual está sendo destinado esse produto. Por exemplo, a cor rosa é destinada ao público feminino, principalmente o infantil, as cores azul, preta e cinza são para o público masculino, o amarelo é uma cor medicinal, o verde é ideal para produtos naturais e botânicos.
Campanha publicitária da Philip Morris e a tradicional e inconfundível 
caixinha retangular nas cores vermelha e branca
do cigarro mais conhecido do mundo


As transformações que surgem ao longo dos anos, vem para nos proporcionar praticidade  e comodidade, foi-se o tempo em que para mudar  o  canal de uma  TV, era preciso locomover-se até a ela, hoje o controle remoto liberta-nos desse trabalho nada agradável. E o surgimento do e-mail como facilitou nossas vidas, substituindo as cartas.
Assim também acontecem com as embalagens que entram nesse cenário de grandes transformações  e criam valor de conveniência e praticidade. As grandes tendências no design  de embalagens e as suas inovações, agregam valor ao produto oferecido e à marca. A embalagem deve ser bonita e principalmente prática. Vejamos alguns exemplos que embalagens inovadoras que facilitam o seu manuseio:   Tampas flip top: são tampas que abrem na parte superior, mas fica presa à embalagem, por exemplo as caixas de cigarro, essas tampas facilitam a abertura do frasco e impõe segurança no manuseio. Embalagem Up Side Down: a tampa do frasco, quando este colocado na vertical, fica voltada para baixo, facilitam o consumo sem desperdício. Easy Open: tampa abre fácil, por exemplo, molho de tomate com anel para puxar. Peg Board: orifício feito na embalagem para pendurá-las em ganchos ou gôndolas especiais ou display. Os frascos de produtos da linha Body e Bath, ganham um orifício no topo que possibilita pendurá-los em ganchos e torneiras no banheiro, tornado-os práticos e oferecem mais espaço. Stand Up Pouch: Sachê que se mantêm em pé graças à sua base aberta. Pump: tipo de tampa com bomba para ejetar o conteúdo. Squeeze: embalagem que espira quando pressionada Tampa rosca em embalagens cartonadas (caixinha de  leite): permite que a embalagem seja aberta  em um movimento de giro, dispensando o corte da aba, e para fechar, basta torcer a tampa de volta. Bandejas retortable, que são capazes de suportar rigorosos processos de assepsia, as quais são submetidas por minutos à fio, com alimentos já acondicionados, a temperaturas superiores a 110ºC em autoclaves. O calor elimina microorganismos que naturalmente deteriorariam os alimentos em curto prazo, transformando perecíveis em produtos duradouros, capazes de se preservar por meses e meses sob temperatura ambiente sem o uso de conservantes.
Por fim, as empresas que estiverem à frente das inovações conseguirão posicionar-se no ranking do mercado consumidor, restando às concorrentes uma única saída, correr atrás.

Texto escrito por Suelane Rosa Nogueira colaboradora do IlusãCrível......

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