quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A ética protestante e o espírito do capitalismo. (Resenha)





Um golpe de mestre para a implementação do sistema capitalista foi sem sombras de dúvida a reforma protestante. Este foi um movimento do século XVI que visava reformar as doutrinas e práticas da Igreja Católica e que resultou na criação das igrejas protestantes.

O início da reforma é frequentemente citado como sendo o ano de 1517, quando o teólogo alemão Martinho Lutero lançou seu protesto contra a corrupção do papado e da igreja Católica. De fato a maior parte dos movimentos reformistas enfatizou não a renovação, mas a volta à simplicidade cristã primitiva. As doutrinas Católicas da transubstanciação, do celibato, clerical e da supremacia papal foram duramente atacadas por Lutero. Ele também exigiu a reforma radical das ordens religiosas.
Outro teólogo importante do movimento reformista é Calvino, em cujas mãos a reforma assumiu um tom doutrinário e revolucionário. No entanto, os movimentos reformistas foram postos em cheque pela Contra-Reforma, resposta da Igreja Católica Romana aos mesmos, a fim de contrapô-los.




A ética protestante caiu nas graças da nova burguesia, que almejava cada vez mais o aumento dos lucros. Essa ética aprovava e louvava o espírito capitalista, sendo mais adequada a obtenção de altos ganhos, sem que os burgueses sentissem qualquer peso na consciência. Em seu mais famoso livro"A ética protestante e o espírito do capitalismo", Max Weber faz um estudo detalhado da relação entre o sistema capitalista e a doutrina ascética protestante, que privilegia a gestão e racionalização do trabalho. Além disso o livro trata do conceito de vocação para o trabalho, e de como este conceito é tratado de forma diferente depois da reforma, como um estilo de vida. A moral protestante valoriza a busca pela riqueza e a completa racionalização do trabalho, encarando a vida de forma lógica e coerente. Ser pobre, portanto significa na ótica da ética protestante (principalmente na doutrina de Calvino), ter sido abandonado pelas graças divinas e estar longe do chamado de Deus para a sua glorificação.




O livro é fundamental para o entendimento da origem do capitalismo na sociedade moderna, porém esta obra é um estudo de apenas uma das muitas variáveis que fez florescer o sistema capitalista. Uma boa pedida para aqueles que como eu, interessam-se em estudos detalhados de sociologia, economia, filosofia, etc. O ilusãoCrível recomenda.                  
                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...