quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Altruísmo Hipócrita.






Todo o ano é a mesma lengalenga. Todo mês de julho as montadoras aumentam a produção de carros consideravelmente a fim de aumentarem os estoques. Os trabalhadores são chamados a fazer horas extras e aceitam trabalhar, sem pestanejar, a fim de aumentar a renda mensal. Já no mês de setembro, com os pátios cheios, as empresas cortam as horas extras e o ritmo da produção diminui. Com isso, os empregadores têm um argumento infalível contra os trabalhadores que por meio de sindicatos, no mês de setembro, requerem a redefinição do salário base destes e um aumento salarial compatível levando em consideração a inflação acumulada do ano. Devido aos argumentos usados pelos empregadores de baixas no mercado de vendas de automóveis, e a fomentação por eles de crises financeiras a fim de amedrontarem os trabalhadores, obviamente o resultado das negociações é muito mais favorável as empresas. Com isso tiram o poder de reivindicação dos trabalhadores, que aceitam esses argumentos sem se dar conta do escamoteamento da verdadeira situação do mercado.

Apesar da melhora considerável das condições do ambiente de trabalho que pressupõe a lógica altruísta que a maioria das empresas adotaram nos últimos anos, elas não divulgam o aumento da margem de lucro que este discurso altruísta gera. Quando os empregadores descobriram que investir no ambiente de trabalho e na boa relação entre os trabalhadores aumentava em muito a produção, sabiam que precisavam dissimular esta nova ferramenta psicológica de aumento de produtividade. Não devemos esquecer que o único objetivo de uma empresa é o aumento do lucro. Partindo dessa premissa, uma empresa que não aumenta sua margem de lucro ano a ano, sabe que pode, devido a concorrência, ter a sua capacidade de produção comprometida no futuro. Aumento do lucro significa aumento da produção, ou corte dos gastos em se produzir um determinado produto.  Desta forma, todos os meios para se alcançar o fim ultimo do lucro, são usados pelas empresas. A imagem altruísta usada pelas empresas ajuda a aumentar esse fim. São apenas meios usados por elas, mesmo que o discurso seja outro, a fim de aumentar o lucro. Todo discurso de promoção da comunidade e preservação do meio ambiente ao qual ela está inserida, tem sem dúvida nenhuma, segundas intenções.
 Muitos poderão dizer que é assim mesmo que o mercado funciona e que estes mecanismos são necessários para a manutenção de todo o sistema econômico e ajuda a manter o meio ambiente. Entretanto minha intenção não é promover a manutenção da ordem do sistema financeiro, mesmo por que sua consolidação é evidente , mais sim incitar a desconfiança na massa trabalhadora (da qual faço parte) e em meus leitores, a qualquer discurso altruísta, desinteressado, impessoal e cristão das empresas. Toda intenção por parte delas, é um meio para um mesmo fim. Da mesma maneira que os empregadores usam os meios para buscarem seus benefícios, temos de usar os meios para alcançar os nossos. Que a consciência crítica seja um instrumento útil ao desenvolvimento das potencialidades também dos trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...