quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A ética protestante e o espírito do capitalismo. (Resenha)





Um golpe de mestre para a implementação do sistema capitalista foi sem sombras de dúvida a reforma protestante. Este foi um movimento do século XVI que visava reformar as doutrinas e práticas da Igreja Católica e que resultou na criação das igrejas protestantes.

O início da reforma é frequentemente citado como sendo o ano de 1517, quando o teólogo alemão Martinho Lutero lançou seu protesto contra a corrupção do papado e da igreja Católica. De fato a maior parte dos movimentos reformistas enfatizou não a renovação, mas a volta à simplicidade cristã primitiva. As doutrinas Católicas da transubstanciação, do celibato, clerical e da supremacia papal foram duramente atacadas por Lutero. Ele também exigiu a reforma radical das ordens religiosas.
Outro teólogo importante do movimento reformista é Calvino, em cujas mãos a reforma assumiu um tom doutrinário e revolucionário. No entanto, os movimentos reformistas foram postos em cheque pela Contra-Reforma, resposta da Igreja Católica Romana aos mesmos, a fim de contrapô-los.




A ética protestante caiu nas graças da nova burguesia, que almejava cada vez mais o aumento dos lucros. Essa ética aprovava e louvava o espírito capitalista, sendo mais adequada a obtenção de altos ganhos, sem que os burgueses sentissem qualquer peso na consciência. Em seu mais famoso livro"A ética protestante e o espírito do capitalismo", Max Weber faz um estudo detalhado da relação entre o sistema capitalista e a doutrina ascética protestante, que privilegia a gestão e racionalização do trabalho. Além disso o livro trata do conceito de vocação para o trabalho, e de como este conceito é tratado de forma diferente depois da reforma, como um estilo de vida. A moral protestante valoriza a busca pela riqueza e a completa racionalização do trabalho, encarando a vida de forma lógica e coerente. Ser pobre, portanto significa na ótica da ética protestante (principalmente na doutrina de Calvino), ter sido abandonado pelas graças divinas e estar longe do chamado de Deus para a sua glorificação.




O livro é fundamental para o entendimento da origem do capitalismo na sociedade moderna, porém esta obra é um estudo de apenas uma das muitas variáveis que fez florescer o sistema capitalista. Uma boa pedida para aqueles que como eu, interessam-se em estudos detalhados de sociologia, economia, filosofia, etc. O ilusãoCrível recomenda.                  
                                             

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Frase da semana:



"A habilidade de participar de uma festa é saber a hora de sair."

Michael Stipe vocalista fala sobre o término do grupo R.E.M. 

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Altruísmo Hipócrita.






Todo o ano é a mesma lengalenga. Todo mês de julho as montadoras aumentam a produção de carros consideravelmente a fim de aumentarem os estoques. Os trabalhadores são chamados a fazer horas extras e aceitam trabalhar, sem pestanejar, a fim de aumentar a renda mensal. Já no mês de setembro, com os pátios cheios, as empresas cortam as horas extras e o ritmo da produção diminui. Com isso, os empregadores têm um argumento infalível contra os trabalhadores que por meio de sindicatos, no mês de setembro, requerem a redefinição do salário base destes e um aumento salarial compatível levando em consideração a inflação acumulada do ano. Devido aos argumentos usados pelos empregadores de baixas no mercado de vendas de automóveis, e a fomentação por eles de crises financeiras a fim de amedrontarem os trabalhadores, obviamente o resultado das negociações é muito mais favorável as empresas. Com isso tiram o poder de reivindicação dos trabalhadores, que aceitam esses argumentos sem se dar conta do escamoteamento da verdadeira situação do mercado.

Apesar da melhora considerável das condições do ambiente de trabalho que pressupõe a lógica altruísta que a maioria das empresas adotaram nos últimos anos, elas não divulgam o aumento da margem de lucro que este discurso altruísta gera. Quando os empregadores descobriram que investir no ambiente de trabalho e na boa relação entre os trabalhadores aumentava em muito a produção, sabiam que precisavam dissimular esta nova ferramenta psicológica de aumento de produtividade. Não devemos esquecer que o único objetivo de uma empresa é o aumento do lucro. Partindo dessa premissa, uma empresa que não aumenta sua margem de lucro ano a ano, sabe que pode, devido a concorrência, ter a sua capacidade de produção comprometida no futuro. Aumento do lucro significa aumento da produção, ou corte dos gastos em se produzir um determinado produto.  Desta forma, todos os meios para se alcançar o fim ultimo do lucro, são usados pelas empresas. A imagem altruísta usada pelas empresas ajuda a aumentar esse fim. São apenas meios usados por elas, mesmo que o discurso seja outro, a fim de aumentar o lucro. Todo discurso de promoção da comunidade e preservação do meio ambiente ao qual ela está inserida, tem sem dúvida nenhuma, segundas intenções.
 Muitos poderão dizer que é assim mesmo que o mercado funciona e que estes mecanismos são necessários para a manutenção de todo o sistema econômico e ajuda a manter o meio ambiente. Entretanto minha intenção não é promover a manutenção da ordem do sistema financeiro, mesmo por que sua consolidação é evidente , mais sim incitar a desconfiança na massa trabalhadora (da qual faço parte) e em meus leitores, a qualquer discurso altruísta, desinteressado, impessoal e cristão das empresas. Toda intenção por parte delas, é um meio para um mesmo fim. Da mesma maneira que os empregadores usam os meios para buscarem seus benefícios, temos de usar os meios para alcançar os nossos. Que a consciência crítica seja um instrumento útil ao desenvolvimento das potencialidades também dos trabalhadores.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

lesuso Arte & Design





Pelo simples fato de ser-me extremamente necessário, comecei a interessar-me cada vez mais por trabalhos manuais e artesanato em geral. Desse novo e súbito hobby nasceu um desejo de compartilhar com quem se interessar, os trabalhos que realizei ou venha realizar. Para isso fiz um novo blog destinado a exposição gradual dos trabalhos feitos por mim, que em sua maioria são em madeira, porém podendo ser de outros materiais. 

 No prazer que me sobrevém ao término de um trabalho, pretendo com isso, compartilhar este sentimento, visto que sinto que alguns dos trabalhos em questão, possam agradar os amantes da bricolagem e dos trabalhos artesanais. Nunca fui de fazer nada em casa no que me diz respeito a isso, por isso espero que os leitores deste blog experimentem um pouco deste meu prazer recém descoberto. 

Click aqui para ver os meus projetos já realistados no blog, e sempre que quiser dê sua opinião ou sugestão. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...