domingo, 5 de junho de 2011

Marketing Pessoal: Você tem a sua marca pessoal?






Nossa imagem pessoal é uma ferramenta indispensável para ter bom posicionamento e destaque no mercado de trabalho.
O reconhecimento de competências e habilidades é fundamental para diferenciar e situar um indivíduo no contexto social em que vive e determina, em grande parte, a maneira como ele estará posicionado para o sucesso profissional e pessoal.


“ Marketing Pessoal pode ser definido como uma estratégia individual para atrair e desenvolver contatos e relacionamentos interessantes do ponto de vista pessoal e profissional, bem como para dar visibilidade a características, habilidades e competências relevantes na perspectiva da aceitação e do reconhecimento por parte de outros.”

            Além do profissionalismo, eficiência, criatividade e do cumprimento das metas, é preciso diferenciar-se para ser notado e desejado pelo mercado.

O processo de marketing pessoal baseia-se em:


                                                    
  • Planejamento Pessoal, Flexibilidade;
  • Marca Pessoal, Pesquisa, Benchmarking, Networking;

  • Envolvimento e comprometimento; Inovação e criatividade;
  • Criação e Divulgação do produto
      
Muitos profissionais equivocam-se ao fazer uso de uma “roupa bonita” para esconder o real “produto”. Conteúdo x Embalagem. Não basta investir somente na aparência, não que isso seja menos importante mesmo porque ela também é de extrema importância na divulgação do marketing pessoal, pois é ela quem determina a primeira impressão, mas é preciso muitos outros atributos para se destacar no mercado de trabalho. 
É necessário ter flexibilidade, ou seja, adaptar-se ao ambiente de acordo com as circunstâncias e possibilidades. O mercado muda e muda também as necessidades e de igual modo o nosso marketing pessoal também deve ser um processo de mudança, e devemos estar atentos à essas mudanças. Revisar planejamento pessoal, idéias ou formas de agir.
Criatividade e inovação também são fundamentais para o sucesso na carreira profissional

         Não basta ter idéias novas e diferentes é preciso viabilizá-las.
         Para isso é preciso ter disposição para correr riscos.


Inovação é a capacidade de transformar idéias em novos Conhecimentos.


 Envolvimento e comprometimento também têm papeis importantes no marketing pessoal; estar envolvido significa fazer parte dos acontecimentos do dia a dia. É assumir responsabilidades na conquista de desafios ou na solução dos problemas. Não só para ganhos individuais como também para ganhos coletivos. Para tudo isso é necessário oferecer esforço pessoal.


É preciso recriar- se a cada instante, colocando excelência em tudo o que realiza.


Benchmarking é observar o comportamento de profissionais que você admira e que tem destaque nos segmento que atuam. Não é ser igual ao outro, é ser melhor SEMPRE.


Networking:

O mercado não acolhe o profissional somente por suas qualificações técnicas e profissionais. É Preciso conhecer e ser conhecido. Como?

         Participação em cursos, reuniões, eventos sociais formais ou informais;
         Apresentação de trabalhos na empresa, congresso e reuniões;
         Participação em comunidades e grupos de discussões, etc.

É preciso que você esteja sempre disponível para a sua rede de contatos, nunca deixe de responder a um E-mail, mantenha contato. Uma boa rede de networking é fundamental para ajudar na divulgação do seu trabalho, descobrir novas oportunidades e fazer mais amizades.


Nossa marca:

         Pessoa íntegra - sensata – idônea – séria e ética.
         Poder andar de cabeça erguida
         Ter orgulho de sua história
         Dormir o sonho dos justos
         Ter sede de aprender...


Divulgar nossa Marca:


Para divulgar o produto não basta aparecer, é preciso determinar o momento certo de aparecer, onde aparecer e para quem aparecer, desenvolvendo uma imagem forte que considere positiva, e claro associada a qualidade e competências importantes e necessárias em determinado momento.




Quantas vezes você já perguntou como os outros te vêem? Será que a idéia que o outro faz de você corresponde àquilo que você realmente é?




O homem não nasce com uma marca pessoal, ele constrói a sua marca por meio de um processo de diferenciação. É preciso ser exclusivo, pioneiro, indispensável, e acima de tudo verdadeiro. Dessa maneira ele será conhecido e lembrado!


      Este ensaio foi escrito por Suelane Rosa Nogueira Souza



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...