segunda-feira, 30 de maio de 2011

Parabéns ao poeta





Aos 70 anos de idade completos na semana passada, Robert Allen Zimmerman nasceu no dia 24 de maio de 1941, na pequena cidade de Duluth, situada no estado norte americano de Minesotta. Filho de imigrantes judeus, Robert desde muito cedo era apaixonado por música e poesia, e aos 10 anos já rabiscava suas próprias composições e seus primeiros escritos poéticos. 

Na adolescência junta-se a outros garotos e forma alguns grupos de blues e rock cantando covers de Hank Williams e Little Richard bem como suas próprias composições. Ao deparar-se com a obra do poeta norte americano Dylan Thomas, passa a intitular-se Bob Dylan. Na faculdade dedica-se inteiramente a música folk, partindo depois disso, a Nova York onde se consolidaria como o ícone de uma época.    

Suas músicas influenciariam uma geração de jovens, que acima de tudo, encontrariam nelas uma forma de protestar contra injustiças sociais, buscando defender os direitos das classes menos favorecidas. 

Até hoje, depois de mais de 50 anos de carreira, as músicas de Bob Dylan são sucesso no mundo todo. A prova disso é ter sido eleito em 2004 pela revista Rolling Stone o 2º melhor artista de todos os tempos, atrás apenas dos Beatles. No vídeo acima, sua canção mais famosa: Like a Rolling Stone, foi escolhida como a melhor música de todos os tempos.

Abaixo video de uma entrevista dada por Dylan no início de sua carreira a uma emissora de tv americana em 1965



sexta-feira, 27 de maio de 2011

Nada é impossível.

 



Campanha publicitária da Adidas, estrelada pelo atleta pop-star David Beckham.
A campanha publicitária da marca alemã, possui um forte apelo emocional e motivacional, e foi lançada globalmente em 2003 com o slogan “Impossible is Nothing”.  A Adidas é a segunda  maior empresa de equipamentos esportivos do mundo, atrás apenas da maior rival, a Nike. No entanto, é a maior distribuidora de equipamentos esportivos para futebol com 40% do mercado mundial




As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers) site (mundo das marcas).

quinta-feira, 26 de maio de 2011

No encalço de sentido para a vida



         "Tenho pena das pessoas que protestam contra a instabilidade das coisas humanas e perdem-se em reflexões sobre o nada terrestre: estamos no mundo terreno justamente para tornar imperecível o que é perecível, e isso só é possível se soubermos apreciar ambos. (...)"
Johann Wolfgang von Goethe in: Pensamentos

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Sobre o sentimento de culpa, e o papel de uma obra de arte.

“Briony era a última filha, e agora não havia nada, entre aquele momento e a morte, que algum dia viesse a ser tão visceralmente importante e delicioso quanto criar um filho. Emily não era boba. Sabia que era autocomiseração, essa contemplação melancólica do que parecia ser sua própria desgraça: sem dúvida Briony iria estudar no mesmo colégio que a irmã, e ela, Emily, ficaria com os membros cada vez mais duros e se tornaria cada vez mais irrelevante; a idade e o cansaço fariam com que Jack voltasse para ela, e nada seria dito, nada precisaria ser dito. E lá estava o fantasma de sua infância espalhado pela sala, para lembrá-la do arco limitado da existência. Como a história terminava depressa! Não era imensa, nem vazia e sim precipitada. Implacável.”

Ian McEwan já se transformou, a muito tempo, em um verdadeiro pop-star das letras. Romancista britânico competente e de grande habilidade com a língua inglesa, ele se tornou um dos autores mais badalados da literatura mundial, e é o autor de um dos melhores romances dos últimos 10 anos; o ótimo “Reparação” (2001). Carregando no currículo obras como: "O Jardim de Cimento" (1978),A criança no tempo” (1987), "Amor para Sempre" (1997) “Amsterdam” (1998) “Sábado” (2006),”Na praia” (2007), e seu mais recente trabalho ”Solar” (2010), em Reparação, McEwan faz um denso e refinado mergulho sobre o peso da culpa e do remorso gerados a partir de erros cometidos no passado.

 O livro reflete de maneira soberba, como a personagem principal Briony , tenta pelo resto de sua vida e de todas as formas possíveis, se reparar de um erro cometido na infância, que afeta inexoravelmente a vida de todos os envolvidos. A literatura fica com a responsabilidade de expiar os seus ‘pecados’ ― daí o título, em inglês, Atonement, que significa expiação. Nessa busca incansável da personagem pela redenção, o autor também questiona a função moral e ética da literatura.

Refletindo sobre relacionamentos, medos, e sobre a consciência, o livro de McEwan traz uma leitura incrivelmente prazerosa, com descrições extremamente realistas, levando o leitor direto para dentro da trama. Os menores detalhes carregam uma enorme carga sentimental, fazendo o leitor reagir e se emocionar com a leitura e com o decorrer da narrativa.  

Adaptado para os cinemas em 2007 pelas mãos do diretor Joe Wright, com o título no Brasil de “Desejo e Reparação”, o filme é extremamente fiel ao romance, e conta com figurinos, fotografia e trilha sonora realmente impecáveis, em ótimas locações do sul da Inglaterra. Com Keira Knightley como Cecilia, James McAvoy como Robbie e Vanessa Redgrave como Briony, o filme ganhou um Oscar de melhor trilha sonora, dois Globo de Ouro, e recebeu 14 indicações ao prêmio Bafta.



          Para os amantes de boa literatura a película se tornou em uma porta de entrada e um incentivo para o mundo do escritor britânico bem como seus outros livros. Para aqueles que não tiveram o prazer de conhecer ainda trabalho do escritor, fica a dica do ilusãoCrível, e a certeza de estar diante de umas das maiores obras de arte dos últimos tempos. 

sábado, 21 de maio de 2011

Santíssima Blasfêmia




Esse vídeo é dedicado a todos os caluniadores da bíblia, que gostam de atacar as escrituras sagradas vociferando sacrilégios arrespeito dela, principalmente dizendo que ela é contraditória. Realmente hilário.........

A arte da dissimulação




Cartoon descaradamente copiado do blog  Vida Ordinária, que revelou-se para mim ser realmente muito bom. Novidades, informações, bizarrices da internet bem como, um pouco de humor cínico é sua marca registrada...
Fica aí a dica do ilusão..

Elogio ao Racismo




“País de mestiços, onde branco não tem força para organizar uma Kux-Klan (sic), é país perdido para altos destinos.  (...)
Um dia se fará justiça ao Ku-Klux-Klan; tivéssemos aí uma defesa desta ordem, que mantém o negro em seu lugar, e estaríamos hoje livres da peste da imprensa carioca – mulatinho fazendo jogo de galego, e sempre demolidor porque a mestiçagem do negro destrói a capacidade construtiva..”


Muitos leitores possivelmente poderão atribuir o trecho acima transcrito, a algum skinhead ou neonazista, em um momento de manifestação de suas ideologias racistas, onde declaradamente demonstra o seu ódio aos negros. Estranhamente o autor desta frase não se enquadra em nenhum desses dois rótulos. Trata-se de nada mais nada menos do senhor supremo da literatura infantil brasileira.
A revista “BRAVO” deste mês trás como artigo de capa, trechos de cartas inéditas, onde mostram o que o escritor Monteiro Lobato dizia sobre os negros e mestiços do Brasil, bem como a eugenia (pseudo-ciência muito difundida na época da segunda guerra mundial que pregava a superioridade dos brancos).
Em um trecho da carta enviada a Renato Kehl o escritor elogia a eugenia:

“Nos Estados Unidos, a eugenia está tão adiantada que já começam a aparecer ‘filhos eugênicos’. Uma senhora da alta sociedade, meses atrás ocupou durante vários dias a primeira página dos jornais mexeriqueiros graças a audácia com que rompendo contra todos os preceitos da ciência e sem se ligar legalmente a nenhum homem, escolheu um admirável tipo macho, fê-lo estudar sobre todos os aspectos e, achando-o adequado para o fim que tinha em vista,  fez-se fecundar por ele. Disso resultou uma menina que está sendo criada numa fazenda especialmente adaptada a uma creche eugênica”.

É interessante lembrar que o no ano passado o Conselho Federal de Educação classificou um de seus livros como racista criando-se uma verdadeira balbúrdia entre os intelectuais brasileiros e os defensores do escritor.
É certo que Monteiro Lobato, foi um mestre da literatura infantil. O que escreveu ou disse no âmbito privado não diz respeito a ninguém.  Como qualquer ser humano tem o pleno direito de ser incoerente bem como demonstrar sua opiniões por mais absurdas que pareçam aos olhos do cidadão de hoje, visto que devemos considerar a conjuntura na qual estas cartas foram escritas. Mesmo um gênio tem o direito a estupidez.

Algumas informações, bem como os trechos das cartas foram retirados da revista “BRAVO” deste mês de maio.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Clássico chega aos Cinemas

Existem obras de arte que definitivamente marcam as nossas vidas. Aproximam as pessoas.  Filmes, músicas, comerciais etc., com certeza o leitor se lembra de modo carinhoso de algum filme que viu acompanhado de alguém especial,  marcando o momento na memória para sempre. Ou uma música que faz lembrar uma paixão do passado. Pois é, a arte tem esse poder. Para muitos é mais que uma religião. È uma maneira de homenagear a vida. Toda a noite ficava ligado pronto para  assistir na TV Cultura umas das animações mais legais já feitas. Lembro de minha irmã quando ouço falar nesse desenho. Era um grande acontecimento quando nos preparávamos para assisti-lo. Definitivamente era a melhor hora do meu dia. Baseado em uma série de história em quadrinhos criada pelo autor belga Hergé, “As Aventuras de Tintin” marcou a vida de muitos. Dirigido por Steven Spielberg a animação em 3D está prevista para estreiar nos cinemas em 23 de dezembro de 2011. Confira acima o trailer do filme.............

Sobre a felicidade e a infelicidade..........

"É preferível ser um homem insatisfeito do que um porco satisfeito; é preferível ser Sócrates insatisfeito do que um imbecil satisfeito."
(John Stuart Mill in: Utilitarismo).

terça-feira, 10 de maio de 2011

A importância da Embalagem para a imagem do Produto


Segundo Phillip Kotler (2000), a embalagem é considerada por muitos profissionais de marketing como o quinto P do marketing (do inglês-Packaging), juntamente com o produto, o preço, a praça, e a promoção; a embalagem é um elemento de estratégia de um produto. Ela é uma poderosa ferramenta de marketing, e uma embalagem inovadora pode trazer grandes benefícios para os consumidores e lucros para os fabricantes.
            A embalagem é compreendida pelas suas  funções primárias que são de proteger e transportar o produto, mas,  ela exerce também importante papel na decisão de compra dos consumidores.
A globalização mercadológica e tecnológica que vivemos hoje, impõe um ritmo frenético de mudanças no cenário industrial, e na percepção de valores por parte dos clientes, incitando-os a desejarem produtos cada vez mais inovadores e práticos.
As mudanças mundiais de comércio impactam as empresas e levará vantagem em relação às demais, aquela que apresentar maior competitividade, e que estiver mais preparada ou adaptada às novas condições do mercado. As empresas precisam                           se adaptar às exigências do consumidor e perceber que a embalagem é um poderoso recurso de mídia, é a oportunidade de promover vendas, por isso é importante investir recursos nelas.
Ao lançar um produto no mercado, as empresas devem avaliar qual o tipo de embalagem mais apropriada para acondicionar e apresentar o potencial do produto, levando em consideração aspectos sociais, culturais, funcionais, de segurança, de toxidade, além de fatores como facilidade de manuseio, de reciclagem, continuidade de fornecimento e por fim o mais importante, o  design já que é no layout que a embalagem deve transmitir todo o conceito da marca e todos os argumentos do conteúdo.
A embalagem faz propaganda, ela serve como suporte de ações promocionais, por exemplo nos produtos destinados ao público infantil a inclusão de personagens, jogos, figurinhas, brindes e coisas do gênero, constituem para a contribuição de um atrativo para a venda do produto.
O cerco à proibição de mídia de vários produtos como por exemplo o cigarro, alguns tipos de medicamentos; a embalagem tem um grande potencial de veículo de mídia para esses produtos.           

            Para afirmar um compromisso com a sustentabilidade e a visão de um mundo mais próspero, é necessário que cumpramos hoje, o dever político de uma responsabilidade com o meio ambiente. As empresas ao desenvolver uma embalagem, deve-se alinhar não só aos padrões culturais, mas também ao cuidado em relação aos impactos que ela causará ao meio ambiente. A embalagem representa cerca de 30% do lixo que produzimos, portanto, reciclagem, oportunidade de reaproveitamento, reutilização, são atitudes que, aplicadas hoje em prol do meio ambiente, trará benefícios para as futuras gerações.
            As cores também são peças fundamentais no desenvolvimento de uma embalagem, pois é ela que se destaca à primeira vista nas gôndolas. Elas devem ser harmoniosas e combinar com o produto que está sendo ofertado bem como com o público a qual está sendo destinado esse produto. Por exemplo, a cor rosa é destinada ao público feminino, principalmente o infantil, as cores azul, preta e cinza são para o público masculino, o amarelo é uma cor medicinal, o verde é ideal para produtos naturais e botânicos.
Campanha publicitária da Philip Morris e a tradicional e inconfundível 
caixinha retangular nas cores vermelha e branca
do cigarro mais conhecido do mundo


As transformações que surgem ao longo dos anos, vem para nos proporcionar praticidade  e comodidade, foi-se o tempo em que para mudar  o  canal de uma  TV, era preciso locomover-se até a ela, hoje o controle remoto liberta-nos desse trabalho nada agradável. E o surgimento do e-mail como facilitou nossas vidas, substituindo as cartas.
Assim também acontecem com as embalagens que entram nesse cenário de grandes transformações  e criam valor de conveniência e praticidade. As grandes tendências no design  de embalagens e as suas inovações, agregam valor ao produto oferecido e à marca. A embalagem deve ser bonita e principalmente prática. Vejamos alguns exemplos que embalagens inovadoras que facilitam o seu manuseio:   Tampas flip top: são tampas que abrem na parte superior, mas fica presa à embalagem, por exemplo as caixas de cigarro, essas tampas facilitam a abertura do frasco e impõe segurança no manuseio. Embalagem Up Side Down: a tampa do frasco, quando este colocado na vertical, fica voltada para baixo, facilitam o consumo sem desperdício. Easy Open: tampa abre fácil, por exemplo, molho de tomate com anel para puxar. Peg Board: orifício feito na embalagem para pendurá-las em ganchos ou gôndolas especiais ou display. Os frascos de produtos da linha Body e Bath, ganham um orifício no topo que possibilita pendurá-los em ganchos e torneiras no banheiro, tornado-os práticos e oferecem mais espaço. Stand Up Pouch: Sachê que se mantêm em pé graças à sua base aberta. Pump: tipo de tampa com bomba para ejetar o conteúdo. Squeeze: embalagem que espira quando pressionada Tampa rosca em embalagens cartonadas (caixinha de  leite): permite que a embalagem seja aberta  em um movimento de giro, dispensando o corte da aba, e para fechar, basta torcer a tampa de volta. Bandejas retortable, que são capazes de suportar rigorosos processos de assepsia, as quais são submetidas por minutos à fio, com alimentos já acondicionados, a temperaturas superiores a 110ºC em autoclaves. O calor elimina microorganismos que naturalmente deteriorariam os alimentos em curto prazo, transformando perecíveis em produtos duradouros, capazes de se preservar por meses e meses sob temperatura ambiente sem o uso de conservantes.
Por fim, as empresas que estiverem à frente das inovações conseguirão posicionar-se no ranking do mercado consumidor, restando às concorrentes uma única saída, correr atrás.

Texto escrito por Suelane Rosa Nogueira colaboradora do IlusãCrível......

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Filosofia Pop




Vídeo em que o filósofo esloveno Slavoj Žižek fala sobre cinema  e sobre as ideologias mascaradas nas grandes produções de hollywood.
Filósofo maldito de idéias que podem chocar os mais conservadores, Žižek é hoje o queridinho da moderna classe intelectual, que por sua vez enxerga nele um crítico voraz das idéias  politicamente corretas (e incorretas também).
Interessante notar como ele interpreta o cinema de Hitchcock, e a maneira como ele fala sobre como a influência inconsciente materna interfere no comportamento dos personagens nos filmes do diretor britânico. Vale lembrar que Žižek estudou Psicanálise na Universidade de Paris e lançou uma novo olhar para as obras de Lacan fazendo paralelos com sua teoria afim de explicar e interpretar temas como o imperialismo americano, totalitarismo, fundamentalismo islâmico, populismo na América latina etc..

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Sobre a Finitude....




"Aproveite agora que você é jovem para sofrer o mais que puder – lhe dizia – que estas coisas não duram toda a vida".

(Gabriel García Márquez)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...