segunda-feira, 11 de abril de 2011

O cúmulo do bizarro



Este é um dos documentários mais esdrúxulos que achei no YouTube. Confesso que dei boas gargalhadas em algumas cenas, o que tem sido comum ao deparar-me com produções de baixíssimo orçamento e os chamados filmes 'B'. Ele retrata algumas versões sobre a origem das doutrinas e dogmas das Testemunhas de Jeová, bem como as mudanças de tais ensinamentos através dos anos. Teoriza também sobre como os líderes da religião se utilizam de interpretações para manipulação dos fiéis. Hilário.

Carta a Mãe



Querida mãe,

Em primeiro lugar, gostaria muito de lhe agradecer pelas cartas que mandou para mim carregadas de tantas lembranças de nossa família e do sincero afeto que sentíamos uns pelos outros. É uma época que também me traz muitas saudades. Confesso que fiquei emocionado com tantas recordações, e devo dizer que meus olhos se encheram de lágrimas ao lembrar das nossas desventuras e de tudo o que aconteceu naqueles dias a muito tempo atrás. Quem dera o tempo tivesse parado naquela época!

E você mãe como está? Espero que esteja muito bem em todos os aspectos. Obrigado por ter acolhido a Su aquele dia. Ela ficou muito contente em passar um tempo com você e terem tido a oportunidade de conversarem. Eu também estou muito bem. Trabalhando muito e dormindo muito. Estou fazendo muita hora extra para ver se coloco as contas em dia. Nos dias de folga aproveito para descansar e às vezes vamos ao shopping ou ao clube da FIAT. Estamos planejando algumas coisas e assim que formos decidindo o que fazer você e todos aí serão avisados.

Quero agradecer também, pelas publicações que você me enviou, e que apesar de ter ficado agradecido pela intenção que deve ter tido ao manda-las, não estou lendo-as e não vou lê-las, devido esse tipo de leitura não me agradar mais e ferir de muitas maneiras o meu gosto em particular. Do fundo do meu coração, fico feliz se elas te ajudam, e se ao lê-las sentes prazer. Mas pra mim como bens sabes, prefiro outros tipos de literatura que da mesma maneira também não lhe agradaria o seu gosto. Se você não se importar, não precisa mais enviar as revistas nem os livros. Dê-os a uma pessoa que tire mais proveito deles.

Acho que preciso dizer algumas coisas sobre mim que você pode não saber e que pode te deixar chateada. Lembra quando você disse que gostava de me ver sentado no sofá lendo? Eu sei que você ficava feliz ao chegar em casa e me ver estudando a bíblia. Devia ser realmente gratificante ter um filho tão empenhado, tão interessado. Entretanto não era bem assim que acontecia. Era uma criança e crianças aprontam travessuras.
Era pura encenação. Só fazia isso para te agradar ou por medo de ser punido se não o fizesse. Acho que nunca gostei de ler a bíblia. Nem de qualquer outro tipo de publicação religiosa. Mas tinha medo demais para admitir. Era fraco e não tinha opinião própria. O problema é que nesse mundo impiedoso os fracos não têm vez. Então tive que mudar, como sei que você também mudou.

Alem disso sou ateu no pleno sentido da palavra. Nada do que é religioso faz bem aos meus sentidos, seja qual for a religião. Entretanto, não ligo que outras pessoas sejam religiosas, desde que não sejam fanáticas e paranóicas. Eu me afasto de todo o fanático idiota que coloca a religião acima da vida, pois este odeia a vida acima de tudo e quer que os outros a odeiem também. Colocam a vida em segundo plano fazendo dela apenas um lugar de dor e sofrimento. O ressentimento e a vontade de vingar-se da vida é sua marca registrada. Mas que vida se tem para viver se não essa? De que lugares provem os momentos de felicidade e de alegria? Desta, e somente desta vida.

O tempo passou mãe, e ele não perdoa ninguém. Traz consigo os ventos da mudança que por sua vez são soprados em todas as direções. Quantas mudanças, transformações, metamorfoses aconteceram a cada um de nós desde aquele tempo. E essas mudanças por piores que sejam, por mais que nos façam sofrer terríveis martírios, são independentes de nossos desejos, são inevitáveis, tinham de acontecer assim. Mudamos para melhor? Não sei. Mas mudamos. E como mudamos.

Isso me faz lembrar de um artista que eu e você gostamos apesar toda a nossa diferença hoje. Bob Dylan em uma de suas famosas músicas, chamada "The times they are a changing", fala sobre esse assunto. Com certeza você já ouviu esta musica. Se não se lembra, tente achar ela em um dos seus CDs. Um pedaço desta música traduzida, fala assim:

“E o presente logo será passado,
a ordem atual rapidamente se desfaz,
o primeiro hoje, logo se tornará o último,
pois os tempos estão mudando.”


Mãe você sabe melhor do que ninguém que o fluxo da vida segue. Deixa-nos apenas pequenas recordações que servem para nós como a única prova para o que foi vivido, para os momentos que tivemos. E a vida é assim, boa em alguns momentos e ruim em outros, divertida e tediosa, linda e horrível alegre e sofrida, trágica e heróica. A felicidade e a infelicidade são irmãs gêmeas que caminham juntas de mãos dadas, sempre querendo pra si atenção de todos.
E mesmo que eu tenha bebido muito e usado todos os tipos de drogas, por mais que eu lesse a bíblia quando criança, e por mais que hoje eu seja muito bem casado, as gêmeas sempre estiveram presentes em minha vida, cantando e saltitando, desviando minha atenção, procurando atenção exclusiva, disputando os meus olhares que ora estavam em uma, ora estavam em outra.

Apesar de tudo, espero que você fique feliz por mim, como eu fico feliz por você. Mesmo eu estando longe, pode contar comigo para o que der e vier. A distância não deve ser um empecilho para nós. Ela deve ser um estimulante que nos faz querer nos ver quando possível, matar a saudade e lembrarmos do que passou e que inevitavelmente não volta mais. O heroísmo da vida reside nisso. Vive-la intensamente apesar de tudo. Amar tudo o que vier. O que tiver de ser, será.

Mande um abraço pra Vó, pra Lu, pro Ca, pro Du, pro tio Sergio, pro Denílson e pra todo mundo aí.

Um beijo de seu filho
 que tanto lhe estima,
Leandro.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...